"Esta Escola tem como objectivo enriquecer a sensibilidade na formação da infância e juventude."
Adriana de Vecchi
A Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC), hoje designada por Academia Musical dos Amigos das Crianças, foi criada por Adriana de Vecchi em 1953, com o apoio de diversas personalidades, das quais se destacam o seu marido, Fernando Costa, professor e violoncelista, Sofia Abecassis e Ricardo Espírito Santo.
Adriana de Vecchi contou com o valioso apoio de expoentes da cultura portuguesa, como Elisa de Sousa Pedroso, D. Olga de Robillant-Marquesa de Cadaval, João de Freitas Branco, Maestro Silva Pereira, Humberto d’Ávila, Silva Dionísio, António Vitorino d’Almeida, Pedro do Prado, entre tantos outros.
A Escola de Música da então Fundação Musical dos Amigos das Crianças, constituiu a principal atividade da associação, que iniciou a sua ação pedagógica a 29 de junho de 1953, tendo os seus estatutos sido aprovados no ano seguinte.
Em 1954 foi criada a Orquestra Juvenil de Instrumentos de Arco da FMAC, sob a direção musical e pedagógica de Fernando Costa, que imprimiu o seu cunho caraterístico que ainda hoje persiste. De facto, a Orquestra Juvenil da FMAC é a mais antiga formação orquestral com funcionamento ininterrupto em Portugal.
Desta orquestra saíram, na década de 60, os primeiros jovens para os quadros da antiga Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional, mais tarde denominada Orquestra Sinfónica da RDP. Outros alunos da FMAC seguiram carreiras musicais com reconhecido mérito artístico, como solistas, compositores, professores e membros da Orquestra Gulbenkian e da Orquestra Sinfónica Portuguesa...
UMA ASSOCIAÇÃO
DUAS ESCOLAS
SOBRE A AMAC-VECCHI COSTA
A Academia Musical dos Amigos das Crianças é uma escola de ensino especializado de Música com 65 anos de existência, com paralelismo e autonomia pedagógicas e tem com um Contrato de Patrocínio com o Ministério da Educação.
As instalações da AMAC encontram-se na Rua D. Luís I, na zona de Santos, junto ao edifício sede da EDP.
A AMAC ministra cursos oficiais de Ensino Básico e Secundário especializado de Música, tem aulas para crianças a partir dos 3 anos de idade e também para alunos e adultos que desejem estudar um instrumento em modalidade de curso livre.
A AMAC tem um protocolo de excelência com a Escola Secundária Josefa de Óbidos para o ensino articulado (gratuito) de Música em turmas específicas do Curso Básico de Música, do 5º ao 9º ano.
SOBRE A AMAC-GUILHERMINA SUGGIA
Situada no centro da cidade do Porto, a EMGS é uma Escola de Ensino Artístico Especializado da Música, fundada em 2002 por Leonardo de Barros, enquanto Presidente da Direção da Fmac.
Em Novembro de 2004 é criada a Escola de Música , à qual se deu o nome de Guilhermina Suggia , homenageando a insigne violoncelista portuguesa e portuense .
No mesmo ano é atribuída à escola Autorização Provisória de Funcionamento, com o estatuto de Ensino Particular e Cooperativo do Ensino Artístico Especializado da Música, obtendo em 2007 a Autorização Definitiva de Funcionamento.
A EMGS conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, mercê da celebração do Contrato de Patrocínio através da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares ( DGEstE ), tendo por isso Autonomia Pedagógica.