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HISTÓRIA

A Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC), hoje designada por Academia Musical dos Amigos das Crianças, foi criada por Adriana de Vecchi em 1953, com o apoio de diversas personalidades, das quais se destacam o seu marido, Fernando Costa, professor e violoncelista, Sofia Abecassis e Ricardo Espírito Santo.
Adriana de Vecchi contou com o valioso apoio de expoentes da cultura portuguesa, como Elisa de Sousa Pedroso, D. Olga de Robillant-Marquesa de Cadaval, João de Freitas Branco, Maestro Silva Pereira, Humberto d’Ávila, Silva Dionísio, António Vitorino d’Almeida, Pedro do Prado, entre tantos outros.
A Escola de Música da então Fundação Musical dos Amigos das Crianças, constituiu a principal atividade da associação, que iniciou a sua ação pedagógica a 29 de junho de 1953, tendo os seus estatutos sido aprovados no ano seguinte.
Em 1954 foi criada a Orquestra Juvenil de Instrumentos de Arco da FMAC, sob a direção musical e pedagógica de Fernando Costa, que imprimiu o seu cunho caraterístico que ainda hoje persiste. De facto, a Orquestra Juvenil da FMAC é a mais antiga formação orquestral com funcionamento ininterrupto em Portugal.
Desta orquestra saíram, na década de 60, os primeiros jovens para os quadros da antiga Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional, mais tarde denominada Orquestra Sinfónica da RDP. Outros alunos da FMAC seguiram carreiras musicais com reconhecido mérito artístico, como solistas, compositores, professores e membros da Orquestra Gulbenkian e da Orquestra Sinfónica Portuguesa (ver Quadro de Alumni em anexo).
A partir de 1972, e com a morte de Fernando Costa, Adriana de Vecchi, que com ele dirigia a instituição, chamou para o seu lado Leonardo de Barros, um dos primeiros estudantes que frequentaram a escola, seu aluno dileto e de Fernando Costa. Leonardo de Barros, jovem solista da Orquestra Sinfónica da RDP, assume assim a vice-presidência da FMAC e a direção da Orquestra Juvenil, onde permanecerá durante mais de 30 anos.
A fim de consolidar e dar continuidade ao projeto, novas colaborações surgiram nos novos Órgãos Sociais da AMAC, preparando a instituição para o séc. XXI.
São de referir as deslocações da Orquestra Juvenil da FMAC por todo o país, em jornadas de
divulgação musical, bem como a realização de concertos em Espanha, França, Alemanha e Itália, onde atuou para o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé.
Em 1985 a FMAC foi agraciada pelo governo português com a medalha de Mérito Cultural.
No ano letivo 2013/2014 a escola comemorou os seus 60 anos de atividade.
Com o falecimento de Adriana de Vecchi em 1995, Leonardo de Barros assumiu a Direção da FMAC, com a colaboração do pianista Jorge Moyano, também ele antigo aluno da instituição, no cargo de Vice-Presidente. Uma nova equipa tomou posse em 2010, liderada por Carlos Passos, a quem se juntaram antigos alunos de várias gerações.
Entre 2013 e março de 2016 a associação foi presidida por Teresa Beatriz Abreu, antiga aluna e professora da escola. Entre abril de 2016 e março de 2019 foi o professor e antigo aluno da escola, Alexandre Delgado que exerceu estas funções.
Atualmente a AMAC é presidida por uma antiga aluna e professora, Floriana Oliveira, encabeçando uma lista de Orgãos Sociais constituídos por professores, antigos alunos e encarregados de educação.

Acreditando que as competências essenciais para enfrentar os desafios do futuro de cada indivíduo podem ser desenvolvidas através do ensino artístico, tal assume um papel de relevância na criação e na comunicação com a realidade. A escola é um local de comunhão entre indivíduos provenientes de diferentes contextos, de culturas e conhecimentos distintos, o que permite a formação de cidadãos íntegros, tolerantes, com espírito crítico e um sentido estético eclético e apurado. A escola é ainda o espaço privilegiado de expressão com os demais, de gestão de conflitos, bem como de compreensão e respeito pela diversidade e dignidade humana, um local de aprendizagem da aceitação das diferenças e da integração e adaptabilidade a vários contextos, numa ótica de sucesso pessoal e de grupo no contexto social e profissional.

MISSÃO E VALORES

A AMAC tem uma comunidade unida e fortalecida por uma cultura sólida que nos une. Os Pontos de Cultura são a prova do que somos e queremos continuar a ser.

A nossa Cultura permite-nos alinhar todas as nossas acções com o objectivo de sermos pessoas bem preparadas, focadas na Missão da associação, sobretudo, esforçarmo-nos todos os dias por sermos pessoas melhores.

1. Compromisso

Entrego-me a mim mesmo e a tudo com que me comprometo a 100% até ter sucesso, e estou comprometido com a Visão, Missão, Cultura e sucesso da AMAC, com a presente e futura equipa, e com a sua comunidade escolar em todos os momentos. Eu recomendo sempre os serviços da AMAC.

2. Propriedade

Sou responsável pelas minhas ações e sou dono de tudo o que acontece no meu trabalho e na minha vida. Sou responsável pelos meus resultados e sei que para que as coisas mudem, primeiro tenho de mudar eu.

3. Integridade

Falo sempre a verdade. O que eu prometo é o que eu entrego. Só faço acordos, comigo próprio e com os outros, que esteja disposto a manter. Comunico à primeira oportunidade qualquer potencial falha no cumprimento desses acordos e esclareço todas essas falhas imediatamente.

4. Excelência

Bom não é suficiente. Ofereço sempre serviços de qualidade excepcional que adicionam valor a todos os envolvidos a longo prazo. Procuro maneiras de fazer mais com menos e mantenho-me num constante e infindável caminho de aperfeiçoamento e inovação.

5. Comunicação

Falo positivamente, em privado ou em público, dos meus companheiros de equipa, da comunidade escolar e da AMAC. Falo com bons propósitos usando uma conversação capaz e positiva. Nunca uso ou ouço sarcasmos ou maledicências. Tomo por verdadeiro o que está a ser dito no momento e assumo a responsabilidade das respostas à minha comunicação. Saúdo e despeço-me das pessoas usando o seu nome. Peço sempre desculpa por quaisquer transtornos procurando de seguida uma solução para os mesmos. Só discuto preocupações com a pessoa envolvida em privado.

6. Sucesso

Foco totalmente os meus pensamentos, energia e atenção no resultado positivo de qualquer coisa que faço. Estou disposto a vencer e a permitir aos outros que vençam. Em todos os momentos mostro o meu orgulho, prosperidade, competência e confiança pessoal. Sou uma pessoa bem-sucedida.

7. Educação

Aprendo com os meus erros. Aprendo, cresço e controlo constantemente para que possa ajudar os meus companheiros de equipa e comunidade escolar a fazer o mesmo. Sou um educador e permito aos outros fazerem as suas próprias decisões inteligentes em relação ao seu futuro relembrando que é o futuro deles. Transmito conhecimentos práticos e utilizáveis em vez de apenas teoria.

8. Trabalho de Equipa

Trabalho em equipa e sou um líder de equipa. Faço o que for necessário para nos mantermos juntos e atingir os objetivos da equipa. Foco-me na cooperação e sempre encontro uma resolução, não um compromisso.

Sou flexível no meu trabalho e estou disposto a mudar se o que faço não está a resultar. Peço ajuda quando preciso e sou compassivo quando outros me pedem.

9. Equilíbrio

Tenho uma abordagem equilibrada com a vida, lembrando-me que o aspeto espiritual, social, físico e familiar é tão importante como o financeiro e intelectual. Termino o meu trabalho e as minhas tarefas mais importantes primeiro para que seja possível ter tempo de qualidade para mim, para a minha família e também para me renovar.

10. Divertimento

Vejo a minha vida como uma jornada a ser apreciada e crio uma atmosfera de divertimento e felicidade para que todos à minha volta possam apreciá-la também.

11. Sistemas

Procuro sempre por uma solução dentro do sistema. Se surge um desafio utilizo uma correção do sistema antes de procurar pela correção de alguém. Utilizo uma solução do sistema na minha inovação em vez da solução de alguém.

12. Consistência

Sou consistente nas minhas ações para que a comunidade escolar e colegas de equipa se sintam sempre confortáveis em lidar comigo. Sou disciplinado no meu trabalho para que os meus resultados, crescimento e sucesso sejam consistentes.

13. Gratidão

Sou uma pessoa verdadeiramente grata. Digo “Obrigado” e demonstro apreço muitas vezes e de muitas maneiras, para que todos os que me rodeiam saibam o quanto aprecio tudo e todos que tenho na minha vida. Celebro as minhas vitórias e as vitórias dos meus clientes e equipa.

14. Abundância

Sou uma pessoa abundante, mereço esta minha abundância e sou facilmente capaz de dá-la e recebê-la. Permito a abundância em todas as áreas da minha vida respeitando a minha autoestima e também a dos outros. Sinto-me recompensado ao nível da abundância que crio para os outros e sei que a abundância só aparece na minha vida no mesmo nível em que eu a entrego.

Pontos de Cultura da AMAC

Missão

Princípios orientadores da Missão e Visão

A Missão da AMAC, nas escolas que tutela, é a de promover uma formação de qualidade no domínio das artes musicais, desde o berçário até ao nível secundário, prolongando-se para a idade adulta, com uma base humanista e considerando o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Os seus princípios orientadores são os seguintes:

  1. Providenciar um ensino de Música de qualidade a todos os alunos, de todas as idades e de qualquer estrato social, que tenham o ímpeto de estudar esta área artística, afirmando-se assim a AMAC como associação com escolas inclusivas e acessíveis a todos, promovendo a igualdade de oportunidades;

  2. Fomentar a valorização humana através do incentivo, culto da qualidade e excelência, através do enriquecimento mútuo e complementar, numa perspetiva de autonomia, de responsabilidade pela comunidade e pelo respeito da dignidade humana;

  3. Incentivar a aquisição de novo conhecimento, criando a motivação para a pesquisa e partilha desses saberes e competência, desenvolvendo um sentido crítico e estético, bem como a descoberta da personalidade artística de cada aluno;

  4. Criar condições de desenvolvimento sustentável através da compreensão da realidade da escola;

  5. Mobilizar a escola e a comunidade, através da Música, com vista a uma melhor educação, mantendo a identidade da AMAC-EMVC, isto é, de uma escola de vanguarda no ensino de Música em Portugal. Adaptar-se às mutações dos contextos mantendo o sentido de inovação.

Valores

A AMAC tem por base, na sua ação educativa, valores que se desenvolvem na vivência da comunidade escolar:

​É muito importante a leitura atenta do regulamento da Prova de Admissão ao Curso de Iniciação

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